Corpo de oficiais da PM em 1936. O segundo sentado da esq. para a dir. é o capitão Laurentino Ferreira de Morais - 1º cmt do 1º BPM. Ele também foi delegado de Mossoró e interrogou o cangaceiro jararaca em junho de 1927.
Efetivo praticando Treinamento Físico defronte ao velho quartel da salgadeira
Efetivo praticando Treinamento Físico defronte ao velho quartel da salgadeira
.
Por Ângelo Mario de Azevedo Dantas, coronel PM – pesquisador.
Ao contrário do que se pensa e até se tem falado e escrito por aí afora, a criação do 1º BPM não se confunde com a própria história da Polícia Militar do RN - PMRN. Esta foi criada no dia 27 de junho de 1834, com um efetivo de 40 (quarenta) homens, através de Resolução do Conselho Geral, assinada pelo saudoso presidente da província Basílio Quaresma Torreão, enquanto que aquele foi criado no dia 30 de dezembro de 1935, através do decreto nº 63, sancionado pelo então Governador Rafael Fernandes Gurjão, com um efetivo previsto de 399 (trezentos e noventa e nove) oficiais e praças.
O decreto nº 63 tratou de fixar o efetivo policial militar para o ano de 1936, em 48 oficiais e 1101 praças, distribuídos por um estado maior, um pelotão extranumerário, dois batalhões (1º e 2º Batalhão) e um esquadrão de cavalaria, tudo sob a denominação de Força Pública Militar.
Registre-se que, até então, a Corporação não possuía especificamente nenhum batalhão. Na verdade, a própria PMRN passou algum tempo correspondendo a um batalhão, no tocante ao seu efetivo, nomenclatura (Batalhão de Segurança, por exemplo) e organização, circunstância esta que não deve ser confundida com a origem e criação do 1º BPM.
O 2º batalhão criado pelo decreto de 30 de dezembro de 1935 teve vida muito curta, ou melhor, sequer chegou a ser efetivado, uma vez que a lei de fixação de efetivo do ano seguinte previu a existência de apenas uma unidade operacional, que recebeu a simples denominação de Batalhão de Infantaria, mudado para Batalhão de Caçadores em 1944, permanecendo assim até outubro de 1949, quando, pela lei nº 155, ganhou pela primeira vez a denominação de 1º Batalhão de Infantaria (1º BI), haja vista a criação do 2º BI sediado na cidade de Mossoró.
De 1º BI mudou para 1º BOP – Batalhão de Operações Policiais, por força da lei nº 3.587, de 24 de novembro de 1967.
Finalmente, através da lei nº 3.791, de 08 de dezembro de 1969 recebeu a denominação de 1º BPM – 1º Batalhão de Polícia Militar, situação que permanece até os dias atuais.
Seu primeiro comandante foi o então Capitão Laurentino Ferreira de Morais, que assumiu a função no dia 3 de janeiro de 1936, embora somente tenha sido efetivamente designado nos últimos dias daquele mês.
O 1º BPM, mesmo sendo o batalhão mais antigo da PMRN não possuiu mais do que três sedes, pois até bem pouco tempo sempre esteve aquartelado no Quartel do Comando Geral. Assim, sua primeira “casa” foi no antigo Quartel da Salgadeira, localizado à rua Presidente Passos, Cidade Alta, nesta capital, local atualmente ocupado pela Casa do Estudante. Depois, a partir de 30 de maio de 1953 esteve aquartelado no novo QCG, sito à av. Rodrigues Alves, no bairro do Tirol, ali permanecendo até o ano de 1995 quando definitivamente ganhou a sua primeira sede própria na av. Engenheiro Hildebrando de Góis, Natal/RN, mais precisamente defronte ao pátio da tradicional Feira das Rocas.
Seu atual comandante é o Tenente Coronel Edmundo Clodoaldo da Silva Júnior e responsabiliza-se pelo policiamento de toda a área leste da capital do Estado.
De acordo com pesquisas documentais e questionamentos feitos a diversos oficiais que comandaram aquela unidade, a denominação de 1º BPM - Batalhão Felipe Camarão lhe foi dada informalmente. Assim e, considerando que já existe no RN logradouros, ruas, bairro, etc, além de uma outra organização militar com tal denominação (7ª Brigada de Infantaria Motorizada – Brigada Felipe Camarão), estamos propondo ao comando geral da Corporação o nome do saudoso Tenente Coronel Laurentino Ferreira de Morais para que seja oficializado como patrono do 1º BPM. O TC Laurentino, além de ter sido o primeiro comandante da unidade prestou relevantes serviços à segurança pública, com destaque para a sua atuação como delegado de polícia e comandante do destacamento de Mossoró em junho de 1927, por ocasião da invasão do famigerado cangaceiro Lampião e seu bando.
Portanto, eis a data real de criação do 1º BPM: 30 de dezembro de 1935.
Postado por Toxina (SGT PM GAMA, DO 2º BPM-MOSSORÓ) às 8/17/2010 09:31:00 PM
AVISO DE ADVERTÊNCIA
ResponderExcluirO autor deste blog NÃO TEM AUTORIZAÇÃO para criar nada que represente nenhum Orgão da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.
Na condição de DIRETOR DE ENSINO desta Corporação, torno público que, a partir da próxima 2ª feira (dia 30 de janeiro de 2012) estarei adotando todas as providências legais (administrativas, disciplinares e criminais) para fazer cessar esse verdadeiro abuso que o militar da reserva remunerada está cometendo descarada e publicamente.
Já foram feitos diversos comentários, porém o autor do blog tem se mostrado insensivel e persiste no erro grave.
E na condição de simples cidadão, também adotarei medidas legais acerca de outro desmando que o aludido graduado tem praticado acintosamente, qual seja, o de COPIAR LITERALMENTE E FAZER ALTERAÇÕES EM TEXTOS PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.
Refero-me especificamente a determinados trechos do livro CRONOLOGIA DA POLICIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE - 175 anos de história - de 1834 a 2009, de minha autoria, publicado em dezembro de 2010.
Att.
Angelo Mario de Azevedo Dantas, coronel PM
Diretor de Ensino da PM-RN