BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 1 de março de 2010

1° BPM - BATALHÃO "FELIPE CAMARÃO" - NATAL


O 1º Batalhão de Polícia Militar - BATALHÃO FELIPE CAMARÃO - foi criado em 04 de novembro de 1836, confundindo-se com a própria história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, denominado anteriormente de 1º Batalhão de Operações Especiais.
Vem marcando sua atuação na área de Segurança Pública em nossa capital, contando com um efetivo de 552 policiais. Nos primórdios, sua atuação abrangia todos os bairros da zona Sul, onde o policiamento ostensivo era realizado pela 2ª CPM, e a zona Leste e o Centro pela 1ª CPM. Na Zona Norte o policiamento era feito pela 3ª CPM. Com o passar dos anos, o aumento populacional e o conseqüente progresso da cidade gerou a necessidade de aumento do efetivo da policia para melhor garantir a segurança da população, sendo assim, foram criados novos batalhões. Dentre eles, foi criado o 4º BPM para atuar na Zona Norte e o 5º BPM para atuar na Zona Sul e Leste.
Dessa forma, a área de atuação do 1º BPM passou a ser compreendido no trecho da Av. Bernardo Vieira (Morro Branco - Bairro Nordeste) até a Orla Marítima (Praia do Forte - Via Costeira). Ao todo são 20 bairros atendidos. Utilizamos em nossa área o policiamento a pé e motorizado, incluindo motos e bicicletas. Esta diversidade de policiamento vem proporcionando reduzir as ocorrências policiais e , conseqüentemente maior sensação de segurança à população.

4 comentários:

  1. Parabens sub, eu sou o cabo Vieira, trabalho no interior, mais já fui deste primeiro batalhão. Até hoje ninguem sabia de nada da história dessa tão importante unidade, pois como o próprio nome diz é o primeiro batalhão da polícia do RN. Aproveitando quero saber o nobre subtenente tem conhecimento se conhece alguem da polícia, oficial ou praça que tenha escrito ou teja escrevendo alguma coisa sobre a nossa polícia. Caso o sr. saiba por favor me indique ele porque pretendo também falar umas coisas que sei de toda a polícia do Rio Grande do Norte. Mais, parece que até hoje ninguem se interessou de nada, eu mesmo num conheço nenhum livro da polícia. Quero muito aprender mais sobre ela. Leio sempre o seu blog e fico muito contente, pois é cultura pura, muitas informações valiosas e importantes o sr. está disponizando a todos os policias. Sub, quero depois entrar em contato com o sr., pois vejo que o sr. supera até os oficiais da PM, pois sabe muito, mas muito mesmo. Tô pra ver ainda uma pessoa que sabe mais da polícia do que o sr. Ai me responda uma coisa: como é e onde é que o sr. arranja tanta informação assim, hein? é segredo ou o sr. pode mim dizer. Pra terminar eu queria dizer que se não fosse o sr. a gente tava perdido, pois não sabe nada dessa polícia.
    muito grato e espero voltar a falar com o sr. sub da reserva.
    Cabo Vieira. jotavsilva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que, se possível o autor do blog informasse a fonte que afirma ter sido o 1º BPM criado no dia 4 de novembro de 1836, confundindo-se com a própria história da PM-RN.
    Com todo o respeito permita-me discordar totalmente de tais assertivas. A PM-RN foi criada em 27 de junho de 1834, com um efetivo de 40 (quarenta) praças. Dois anos depois ocorreu a sua Organização e o aumento do efetivo para setenta (70) homens. Isso não corresponde nem a uma companhia quanto mais a um batalhão.
    O 1º BPM tem uma data de criação, mas é numa determinada década do século XX. Em breve a sua história estará contada no site oficial da PM. Aguardem.

    ResponderExcluir
  3. RESPONDENDO A SUA PERGUNTA, MINHA FONTE É O PRÓPRIO SITE DA PMRN.NÃO PRECISA DESCORDAR DESTE POBRE PESQUISADOR, PELO CONTRÁRIO,DEZERIA ESTÁ FELIZ, ASSIM COMO EU ESTOU AGORA EM SABER QUE O SENHOR ESTÁ ESCREVENDO A HISTÓRIA DA PM. JÁ ESTOU ANCIOSO PARA COMPRAR SEU FILHO E COM CERTEZA SERÁ MAIS UMA FONTE DE PESQUISA DE NOSSA GLORIOSA E AMADA PM. SE EU FOSSE OFICIAL E RESIDISSE EM NATAL, COM CERTEZA JÁ TERIA FEITO O QUE O SENHOR, SOMENTE AGORA ESTÁ FAZENDO. QUANDO VOU A NATAL, SEMPRE PESQUISO NO ARQUIVO DO QUARTEL, PORÉM, COM DIFICULDADE, POR NÃO SER CORONEL, TENDO EM VISTA QUE TENHO QUE, EXATAMENTE SOLICITAR PERMISSÃO A UM CORONEL, NO CASO DE VOSSA SENHORIA, COM CERTEZA, AS PORTAS DO ARQUIVÃO ESTÃO ABERTAS, DAÍ AS MINHAS RAZÕES E CIRCUNSTÂNCIAS EM AFIRMAR CATEGORICAMENTE, QUE O SENHOR NÃO NENHUM MOTIVO DE DISCORDAR DO MEU TRABALHO. NOS QUE SOMOS PESQUISADORES, APENAS TRANSCREVEMOS O QUE ALGUÉM UM DIA ESCREVEU.
    VOU COMPRAR SEU LIVRO E DE ANTES MÃO SOLICITO A LIBERAÇÃO DE ALGUMAS MATÉRIAS PARA SER POSTADOS NO MEU PORTAL OESTE NEWS, COM 635 LINKS. MEU CELULAR É 99720891

    ResponderExcluir
  4. Eis a última réplica:
    Primeiramente, REITERO que você retire a minha foto e os meus demais dados pessoais que foram publicados nos seus blogs, sem o meu devido consentimento. Acredito ser desnecessário explicar as razões deste pedido. Espero ser atendido imediatamente, sob pena de ter que adotar as medidas judiciais cabíveis à espécie.
    Observo que você já publicou dezenas de fotos e dados pessoais de inumeros policiais militares. Acredito que foi com a devida aquiescência deles. Em relação a mim, repito, não fui consultado.
    1) No site oficial da PM-RN não existe a informação de que o 1º BPM foi criado no dia 04 de novembro de 1836. E a PM-RN também não foi criada em tal data. Por estas e outras razões, é necessário que se discorde do seu artigo;
    2) Você não é um pobre pesquisador, do contrário, tem disposição e qualidades até demais. Porém, se agisse com mais cautela, prudência e critério não incorreria em tantas gafes. Dou-lhe uma dica: tenha um pouco mais de paciência ao ler uma notícia, um documento histórico, etc. Aprecie as informações demoradamente e cruze com outros possíveis dados. A precipitação é inimiga de todos;
    3) Tenho motivos de sobra para ficar triste e não feliz quando vejo a enorme quantidade de informações distorcidas e equivocadas que você publica nos seus blogs. Para mim que conheço um pouco da história da PM/RN até que é fácil detectá-las. Porém, para a maioria não é tão fácil assim, haja vista a carência de fontes de informações. Com o advento da internet a divulgação das informações tem se alastrado de forma espantosa. E é aí onde mora o perigo. Se não houver correção a notícia distorcida e equivocada se espalha muito rapidamente. Por isto eu fico deveras preocupado porque realmente os seus blogs são muito visitados.
    4) Na verdade eu não estou escrevendo a história da PM. Simplesmente estou para publicar um livro - que jamais chamarei de filho -, de cronologia da Polícia MIlitar do RN, cujo trabalho de pesquisa desenvolvi ao longo de 10 (dez) anos, havendo concluído efetivamente a escrita em dezembro de 2009.
    5) O fato de ser oficial e residir em Natal realmente contribuiu para a conclusão do trabalho, porém não deve ser considerado como fatores preponderantes. Conheço soldados, cabos e sargentos que confeccionaram excelentes monografias e outros trabalhos sobre temas importantíssimos abordando fatos da PM. E as dificuldades que todos nós encontramos no dia a dia fazem parte do contexto;
    5) Para finalizar, no tocante aos comentários sobre "inveja" acredito que para um bom entendor o acima exposto responde.

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
CRIADO NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. ATUALMENTE COM 17 BLOGS E 1483 LINKS. A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Quem sou eu

Minha foto
Jose Maria das Chagas, nasci no sítio Picada I. em Mossoró-RN,filho do assuense MANUEL FRANCISCO DAS CHAGAS e da mossoroense LUZIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, com 14 irmãos. Ingressei nas fileiras da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte no dia II-VII-MCMLXXX com o número 80412. Casei-me em XV-IX- MCMLXXXIII com a apodiense MARIA ELIETE BEZERRA (XXIII-VIII-MCMLXIII), pai de 5 filhos: PATRÍCIA ( NASCIDA A XVII - VIII - MCMLXXXIII FALECIDA EM VIII - XI - MCMLXXXV), JOTAEMESHON WHAKYSHON (I - X - MCMLXXXVI), JACKSHON (FALECIDO) E MARÍLIA JULLYETTH (XXIX - XI - MCMXC).Atualmente convivo com outra apodiense KELLY CRISTINA TORRES (XXVIII-X - MCMLXXVI), pai de JOTA JÚNIOR (XIV - VII - IMM). JÁ PUBLIQUEI TRÊS TRABALHOS: CHIQUINHO GERMANO -A ÚLTIMA LIDERANÇA DOS ANOS 60 DO SERTÃO POTIGUAR, COMARCA DE APODI EM REVISTA e A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE APODI

LINKS DA PMRN

Minha lista de blogs